terça-feira, 30 de março de 2010

Páscoa e o capitalismo

Concerteza você já deve ter pensado:o que tem a ver coelho e ovo?Jesus e o chocolate ?Estranho não?Todos esses porques se encaixam na "ditadura capitalista".Esses costumes e tradições foram instituídos há muito,em função do lucro.
Desde os primárdios de nossa história o homem busca meios de lucrar de qualquer forma,planejando assim seu crescimento próprio.Depois de lucrar acaba adquirindo assim produtos com o mesmo dinheiro de seu lucro,formando um ciclo comecial.
Para fortalecer esse ciclo,métodos de venda são criados,e um dos mais bem sucedidos é a páscoa.Todos os nos reunimos em família para celebrar essa data, e sem perceber participamos desse ciclo.O capitalista também traz mais desenvolvimento e condição de vida,do que os outros regimes políticos, possibilitando mais empregos e assim mais dinheuro para você comprar os produtos de páscoa,e assim participar novamente do ciclo cormecial.
Uma boa dica e ser coerente a participar desse ciclo,se nós cartão de crédito pode entrar em apuros.Aprovite bem essa data com sua família. Feliz Páscoa.
Por: Humberto Paiva - 1º Ano - A

Páscoa

A Páscoa pra todos se refere-se ao dia de comer ovos de chocolate, caixa de bombons e etc.

A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

Quando chega perto da Páscoa nos comerciais de televisão anuncia chocolates, bombons, tudo de melhor qualidade e bom preço, quanto mais eles falam de chocolates mais as pessoas ficam ansiosas para comprar.

Porem se as pessoas deixarem para comprar os ovos de pascoa na ultima hora, não vão achar os melhores ovos de marca mais sim os restos que são ovos sem marca e quem tem gosto de parafina.

Mas Pascoa não se refere so em chocolates mais sim refere-se a ressureição de Jesus Cristo;

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
Intao analizando tudo, Pascoa não é só chocolate mais sim a Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por: Raissa de Souza Batista

Páscoa X Capitalismo

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Cristo, que foi crucificado e após três dias ressuscitou. Porém, o capitalismo fez com que o verdadeiro significado da Páscoa se perdesse dentre o significado capitalista, que é o consumo.

Há muito, as crianças já crescem aprendendo que na Páscoa ganharão ovos de chocolate, bombons, e outros. Entretanto, os pais não ensinam que o verdadeiro sentido da Páscoa é a celebração da ressurreição de Cristo.

Alguns símbolos pascais como o Coelho, estão sendo utilizados pelo capitalismo para promover seus produtos. Um exemplo é a propaganda de uma renomada indústria brasileira de chocolate em que utilizam o coelho como o “especialista”, porém, nós cristãos sabemos que o grande especialista pascal é Jesus Cristo.

Por: Gabriel de Moraes Biajio