terça-feira, 20 de abril de 2010

Curiosidades sobre a Dengue

MITOS SOBRE O MOSQUITO DA DENGUE

1 - AR CONDICIONADO E VENTILADORES MATAM O MOSQUITO - MENTIRA!
Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.

2 – PARA MATAR OS OVOS DO MOSQUITO BASTA SECAR OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARADA - MENTIRA! Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter "vivo" por mais de um ano sem água.

3 – REPELENTES SÃO FUNDAMENTAL NO COMBATE À DENGUE - MENTIRA!
Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm efeito indeterminado e temporário.
4 - TOMAR VITAMINA B AFASTA O MOSQUITO - MENTIRA!

Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B - alho ou cebola também - (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue.
Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mais isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.

5 – QUALQUER PICADA DO MOSQUITO TRANSMITE A DOENÇA - MENTIRA!
Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. Ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.

6 – BORRA DE CAFÉ NA ÁGUA DAS PLANTAS MATA OS OVOS DO MOSQUITO - MENTIRA!
Não há comprovação de eficácia da borra de café na água das plantas e sobre a terra no combate ao mosquito. Pelo contrário, já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti se desenvolve na água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas deles de forma a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso é eficaz contra a dengue.

7 – AS LARVAS DO MOSQUITO SÓ SE DESENVOLVEM EM ÁGUA LIMPA - MENTIRA!
Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE
Por: Samila Silva

Como evitar o mosquito da dengue

A Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde recomenda prevenir a dengue tomando os seguintes cuidados em casa ou local de trabalho para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
Pratos de vasos de plantas – substituir a água por areia e ao fazer a troca escovar os pratos e a parede externa dos vasos para eliminar possíveis focos do mosquito
Caixa d´água – mantê-la sempre tampada ou, pelo menos, com tela. Sua limpeza deve ser conforme a orientação do folheto do fabricante.
Pneus – guardar os pneus secos em local coberto. Quando permanecer no relento, tratá-los com sal ( um copo cheio). Retira-los do imóvel agendando seu recolhimento pela prefeitura. Fura-los, no mínimo em 6 pontos . Se usados em balanços, é suficiente um único furo no seu nível mais baixo.
Garrafas – garrafas devem ser guardadas em local coberto e, de preferência, emborcadas ou tampadas. Se ao relento, deixá-las emborcadas ou tampadas, especialmente as de plástico.
Baldes ou bacias sem uso diário – mantê-los emborcados, em local coberto e seco.
Bandeja de geladeira e ar condicionado – lavar a bandeja de geladeira duas vezes por semana No ar condicionado, furar a bandeja ou colocar mangueira.
Cacos de vidro no muro – evitar os que acumulem água ou colocar massa de cimento nos gargalos e fundos de garrafa.
Calhas – mantê-las sempre limpas , desentupidas e sem pontos de acúmulo de água.
Lajes – manter sempre limpas com pontos de saída de água desentupidos e sem depressões que permitam acúmulo de água.
Ralos para água de chuva – adicionar sal após cada chuva ou após escoamento de água de lavar o local. Adicionar água sanitária ou qualquer outro desinfetante, sabão em pó ou detergente semanalmente.
Aquários – mantê-los tampados ou telados com peixes larvófagos (que comem larvas).
Bromélia – planta que deve ser evitada por acumular água facilitando a proliferação do mosquito.
Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua cidade ou município, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Por: Tatiane Martins

Levantamento aponta 67 focos do mosquito da dengue em Juiz de Fora!!!

Com o verão chegando e o período de chuvas se aproximando, o alerta para o risco de uma epidemia de dengue se torna mais forte. Segundo o técnico em mobilização social e saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Paulo Fernandes, a época é propícia para a reprodução do mosquito da dengue.
"O período de chuvas é também a época de temperaturas elevadas e o calor favorece a proliferação de microorganismos na água. As larvas do mosquito se alimentam destes microorganismos e a tendência é que tenha um aumento do número do Aedes aegypti", explica.
Em Juiz de Fora, já foram registrados 376 casos da doença neste ano, número muito maior que no ano passado, quando 17 casos foram confirmados. "Não estamos trabalhando para erradicar o mosquito da dengue, mas para controlar. É importante que toda a sociedade trabalhe em conjunto para diminuir o número de mosquitos transmissores", ressalta.
Para isso, Paulo recomenda cuidados que passam em branco para muitas pessoas. "Além de evitar o acúmulo de água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas, e deixar a caixa d'água bem tampada, é necessário prestar a tenção na bandeja de degelo da geladeira ou freezer e na do ar condicionado. Estes são locais onde muitas larvas têm sido encontradas", alerta.
E completa. "Como o ciclo de vida do Aedes aegypti é curto, de ovo a mosquito leva cerca de uma semana, é importante que as pessoas façam a vistoria desses locais a cada dois dias".
por :
Bruna Gonçalves!!!
Érica Mazutti!!!
Natália Maria!!!
Tatiane Martins!!!

Dicas para combanter a dengue!!!

*Um inseticida natural contra o mosquito da dengue está sendo fabricado, e se a ciência permitir, logo estará a venda, principalmente nas regiões mais afetadas pelo mosquito.

*Para combater a dengue, você deve fazer a sua parte, e lembrar o próximo (seu vizinho, parente ou amigo) para fazer o mesmo. Nunca deixar água parada em nenhum recipiente que o mosquito da dengue pode ter acesso para acomodar seus ovos.

*Como o ser humano consegue perder a guerra para um inseto? Com a preocupação de lançar novas e novas tecnologias, por que não para e se preocupar mais com o bem estar de cada um e com as doenças que ameaçam a vida na Terra. Existem algumas ideologias que não são fáceis de se entender.

*Para combater o mosquito da dengue todos devemos fazer a nossa parte, pelo menos, conscientizar os seus vizinhos, as pessoas da sua rua, bairro ou até mesmo da sua cidade.

por: Bruna Gonçalves....
Érica Mazutti....
Natalia Maria.....
Tatiane Martins...

Citronela, um repelente natural contra a dengue

A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico geraniol e citronelal.
Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.
Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.

Onde podemos usar a citronela

No mercado, podemos encontrar vários produtos fabricados com óleo de citronela, entre eles:
* velas utilizadas como repelentes de insetos.
* loções e óleos repelentes, utilizados principalmente no verão, em regiões litorâneas, onde há grande incidência de mosquitos e borrachudos.
O método industrial de extração do óleo essencial da citronela é conhecido como "arrasto de vapor". As folhas são colocadas em um recipiente e passam a receber vapor d'água constantemente. A água é aquecida em uma caldeira. Ao passar pelas folhas da citronela, o vapor leva junto o óleo essencial, separado da água, em seguida, por condensação.

Uma outra dica é que o óleo essencial da citronela é também solúvel em álcool. Assim, se misturarmos as folhas ao álcool, naturalmente o óleo essencial vai ser liberado. Aqui o problema é o seguinte: outras substâncias presentes na folha, como clorofila e pigmentos, também são solúveis em álcool e, neste caso, não teríamos o óleo puro como se obtém por meio do vapor d'água.

Por: Gabriel M. Biajio; Raissa S. Batista; Tatiele M. Tavares; Yara S. Amadeu.

Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A17citronela.htm

Dengue

São incontáveis as vezes que ouvimos:coloque areia nos vasos de planta,retire a água das garrafas,coloque tampa na caixa d'água,não deixe água parada etc. Esses são os meios de prevenir a dengue,e que as vezes são repetitivas. Agente quase não presta atenção neles,mas é preciso mudar esse conceito e colocar esses métodos em prática,porque a DENGUE PODE MATAR! E se você não tomar cuidado ela vai te PEGAR.
Por: Humberto Paiva e Samila Silva