terça-feira, 20 de abril de 2010

Levantamento aponta 67 focos do mosquito da dengue em Juiz de Fora!!!

Com o verão chegando e o período de chuvas se aproximando, o alerta para o risco de uma epidemia de dengue se torna mais forte. Segundo o técnico em mobilização social e saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Paulo Fernandes, a época é propícia para a reprodução do mosquito da dengue.
"O período de chuvas é também a época de temperaturas elevadas e o calor favorece a proliferação de microorganismos na água. As larvas do mosquito se alimentam destes microorganismos e a tendência é que tenha um aumento do número do Aedes aegypti", explica.
Em Juiz de Fora, já foram registrados 376 casos da doença neste ano, número muito maior que no ano passado, quando 17 casos foram confirmados. "Não estamos trabalhando para erradicar o mosquito da dengue, mas para controlar. É importante que toda a sociedade trabalhe em conjunto para diminuir o número de mosquitos transmissores", ressalta.
Para isso, Paulo recomenda cuidados que passam em branco para muitas pessoas. "Além de evitar o acúmulo de água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas, e deixar a caixa d'água bem tampada, é necessário prestar a tenção na bandeja de degelo da geladeira ou freezer e na do ar condicionado. Estes são locais onde muitas larvas têm sido encontradas", alerta.
E completa. "Como o ciclo de vida do Aedes aegypti é curto, de ovo a mosquito leva cerca de uma semana, é importante que as pessoas façam a vistoria desses locais a cada dois dias".
por :
Bruna Gonçalves!!!
Érica Mazutti!!!
Natália Maria!!!
Tatiane Martins!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário